Após um longo período, o futsal de Curitiba voltou a ter um representante nas finais do Campeonato Paranaense de Futsal. O Paraná Clube/Vale Fértil, com a vitória de 2 a 1 sobre o Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, conquistada no último sábado, na Sede da Kennedy, garantiu a vaga entre as quatro melhores equipes da elite do futsal do Estado da temporada de 2010.
Um time da capital do Estado conseguiu chegar na fase final da Série Ouro somente na primeira edição da competição, no ano de 1995. Na oportunidade, o Clube Curitibano, que hoje trabalha apenas com categorias de base, conseguiu o título da elite do futsal paranaense.
Deste ano em diante, o futsal de Curitiba apresentou pouca representatividade. Melhor para o interior do Estado, principalmente com a região Oeste do Estado, que passou a dominar os títulos da Série Ouro.
O Tricolor Paranaense voltou a disputar a principal competição do Estado em 2005, quando não passou da primeira fase. Em 2006, o time paranista repetiu o fraco retrospecto e, no ano seguinte, o Paraná Clube/Vale Fértil investiu somente nas categorias de base.
Em 2008, o Tricolor da capital voltou, mas para disputar a Série Prata do Paranaense de Futsal, quando foi vice-campeão e conseguiu o acesso novamente para a Série Ouro. No ano seguinte, o Paraná Clube/Vale Fértil passou para a segunda fase, mas não passou de um modesto décimo lugar no certame.
Na temporada de 2010, o Paraná Clube/Vale Fértil comprovou o seu crescimento e o ressurgimento da força do futsal curitibano. Depois de chegar a inédita classificação para a terceira fase, o Tricolor Paranaense foi além e agora, entre os quatro melhores times do Estado, vai buscar o título da elite do futsal paranaense.
Luiz Henrique Ferraz
Assessor de Imprensa
Paraná Clube/Vale Fértil
imprensafutsal@paranaclube.com.br