Com a vitória do Guarapuava sobre o Umuarama, o Tricolor Paranaense terminou a terceira fase no grupo C na segunda posição e vai enfrentar o Cascavel na semifinal da Série Ouro. O outro jogo do play-off acontece entre Londrina e Guarapuava.
O jogo
Precisando da vitória para garantir a classificação para as semifinais, o Paraná Clube/Vale Fértil tomou a iniciativa do jogo. Mesmo encontrando o adversário com forte marcação, o Tricolor Paranaense conseguia criar boas chances de marcar. Aos três minutos, Galizé chutou forte e assustou Barbosa. Três minutos depois, no contra-ataque, o mesmo ala paranista desperdiçou grande chance de abrir o placar na Sede da Kennedy.
A pressão do Tricolor em busca do primeiro gol era grande. Aos nove minutos, na saída errada de Canhoto, Danilinho recuperou e, na cara do gol, chutou em cima do goleiro Barbosa. Aos 11, o Marreco criou a primeira boa chance com Erickson, que Fabiano fez boa intervenção. Mas um minuto depois, Ronaldo acertou um belo chute de fora da área e marcou o primeiro da equipe do Sudoeste.
Pecando pelo excesso de vontade, o Paraná Clube/Vale Fértil passou a impor um ritmo mais ofensivo em quadra. Depois de criar boas chances de empatar, o Tricolor Paranaense conseguiu a igualdade aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio e o chute de Galizé, Daniel pegou o rebote e mandou para as redes. Ainda no final do primeiro tempo, o capitão paranista criou boa chance para virar o jogo, mas Barbosa defendeu e garantiu a igualdade na primeira etapa.
No sufoco, Tricolor consegue a virada e garante a classificação para a semifinal
Com um volume de jogo ofensivo ainda maior no segundo tempo, o Paraná Clube/Vale Fértil, em dois minutos, criou pelo menos quatro chances de virar. Nos dois lances de Bipe e Bruno, o goleiro Barbosa levou a melhor. Aos quatro minutos, Bruno fez grande jogada e, depois de passar por Emerson e Ronaldo, o ala paranista mandou com perigo.
A partir dos sete minutos, Nelsinho Bavier optou por Eder no lugar de Barbosa, para priorizar a posse de bola. Logo em seguida, em uma das poucas chances do Marreco no segundo tempo, Ronaldo chutou e Fabiano fez grande defesa. Um minuto depois, Galizé respondeu bem e, em dois lances, o ala do Tricolor obrigou o goleiro Eder a fazer boas intervenções.
A medida que o final do jogo se aproximava, a ânsia do time comandado pelo técnico Júnior em fazer o gol da virada aumentava. Aos 11 minutos, Daniel fez o giro e, dentro da área, mandou com perigo ao gol de Eder. Apoiado pelo grande público presente na Sede da Kennedy, o Paraná Clube/Vale Fértil conseguiu a virada aos 16 minutos. Bruno, depois de recuperar a bola, passou por Emerson, mandou no ângulo e virou o placar com um golaço: 2x1.
A partir daí, o desespero foi para o outro lado e o Marreco Futsal abandonou a postura defensiva e se arriscou no ataque. Melhor para o Tricolor, que por muito pouco não ampliou. Aos 17, no contra-ataque, Bruno tocou para Bipe, que na cara do gol mandou para fora. Um minuto depois, o pivô paranista devolveu o passe para Bruno, que livre acertou a trave. No último minuto, Emerson passou atuar como goleiro-linha para os visitantes, mas que não foi suficiente para furar o sistema defensivo do Tricolor e evitar a classificação do Paraná Clube/Vale Fértil para as semifinais da Série Ouro do Paranaense de Futsal.
Luiz Henrique Ferraz
Assessor de Imprensa
Paraná Clube/Vale Fértil
imprensafutsal@paranaclube.com.br