O Paraná Clube/Vale Fértil conheceu, na noite desta sexta-feira, 19 de novembro, sua primeira derrota no hexagonal final do Campeonato Metropolitano de Futsal Adulto. Mesmo atuando com jogadores das equipes sub-17 e sub-20, o Tricolor Paranaense saiu na frente, mas de virada, acabou perdendo por 4 a 3 para o Araucária, no Ginásio Joval de Paula Souza, na Região Metropolitana de Curitiba. Com o revés, o time paranista viu o adversário abrir três pontos de vantagem na classificação da competição metropolitana.
Jogando em casa, o Araucária criou a primeira boa chance de marcar com Bola, mas o pivô do time da Região Metropolitana mandou para fora. Aos dois minutos, o Tricolor quase abriu o placar com Nilton, que aproveitou contra-ataque, mas mandou para fora. Com dificuldade na saída de bola, o Tricolor não conseguia criar grandes chances de marcar. Os donos da casa, por sua vez, quase marcaram o primeiro com Bola, mas a bola bateu na rede por fora.
Mesmo sem criar boas oportunidades, o Paraná Clube/Vale Fértil abriu o placar aos dez minutos. Após cobrança de escanteio e bate-rebate na área, Leonardo mandou para as redes. Quatro minutos depois, o time paranista aproveitou a instabilidade do adversário e chegou ao segundo gol com Murilo, que aproveitou boa jogada de Ploszaj e chutou forte: 2x0.
Mas a reação do time da Região Metropolitana começou aos 15 minutos. Na boa jogada de Bola, Fabiano bateu cruzou e descontou. Dois minutos depois, o time paranista cometeu a sexta falta. Bola cobrou tiro-livre dos dez metros e empatou a partida. Segundos depois, o ala Mário, do Tricolor, foi expulso por reclamação. Com um jogador a mais, o Araucária virou o jogo com gol de Gema, no final da primeira etapa.
No segundo tempo, o time paranista, com uma postura mais ofensiva, criou boas oportunidades de empatar o jogo nos primeiros minutos. Aos dois, Ploszaj bateu cruzado, após jogada de Nicholas e acertou a rede por fora. O fixo do Tricolor, aos quatro minutos, apareceu bem novamente no ataque, mas desta vez o goleiro Buiú garantiu a vitória parcial dos donos da casa.
Aos poucos, o Araucária conseguir conter o ímpeto ofensivo do Tricolor e passou a criar boas chances de ampliar a vantagem. Depois do goleiro Daniel salvar duas vezes o Paraná, Lucas aproveitou o contra-ataque e tocou na saída do arqueiro paranista para marcar o quarto gol. Aos oito minutos, o Tricolor respondeu bem com Vinicius, que bateu cruzado e Buiú salvou.
Explorando os contra-ataques, o Araucária criou boas chances de ampliar a vantagem. Aos nove minutos, Ralmir passou por Igor e Daniel fez grande defesa. Mas no lance seguinte, Vinicius fez boa jogada pela esquerda, passou por Fabiano e cruzou para Igor completar para o gol e descontar. O terceiro gol animou o time paranista, que com mais posse de bola, passou a pressionar os donos da casa.
Aos 13 minutos, na saída errada de Fabiano, Bruno Moretti bateu de fora da área e Buiú salvou o Araucária. Quatro minutos mais tarde, Jhonatan recebeu de Vinicius, bateu cruzado e por pouco não empatou. No lance seguinte, Ploszaj bateu forte e o arqueiro do time araucariense fez boa defesa. Quando faltavam dez segundos, Ploszaj fez grande jogada, tocou para Vinicius, que ao invés de tocar mandou para o gol e chutou em cima de Buiú, desperdiçando a última chance de empatar a partida.
Luiz Henrique Ferraz
Assessor de Imprensa
Paraná Clube/Vale Fértil
imprensafutsal@paranaclube.com.br