O Paraná Clube/Vale Fértil conheceu a sua primeira derrota na terceira fase da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Em um jogo de dois tempos distintos, o Tricolor Paranaense, depois de um primeiro tempo irregular e de mostrar reação na segunda etapa, não conseguiu evitar a derrota para o Guarapuava por 5 a 3, na noite desta sexta-feira, 01º de outubro, no Ginásio Joaquim Prestes, no interior do Estado. Mesmo com o revés, o time paranista se manteve na área de classificação para a semifinal da competição estadual.
O jogo
Priorizando a marcação, o Paraná criava dificuldades para o ataque do Guarapuava nos minutos iniciais. Depois de Carrapicho criar boa chance, aos dois minutos, na sequência, o Tricolor respondeu com Bruno e Galizé, que estiveram na cara do gol, mas Brigadeiro fez boas defesas. E o castigo para o Tricolor veio aos quatro minutos. Japonês girou sobre a marcação, acertou o ângulo de Fabiano e abriu o placar. Dois minutos depois, Ricardinho tabelou com Chupeta e deixou Carrapicho livre para ampliar a vantagem dos guarapuavanos: 2x0.
O time paranista demorou para se reencontrar na partida e, somente aos nove minutos, o pivô Bipe voltou a assustar Brigadeiro, em um chute que passou perto do gol. Mas aos 13 minutos, Martin se desentendeu com Neto e a arbitragem expulsou somente o fixo paranista. Melhor para os donos da casa, que com um jogador a mais chegaram ao terceiro gol com Neto.
Aos 14 minutos, foi a vez do time do interior ter um jogador expulso. Biro foi advertido com cartão vermelho por reclamação. Assim, a pressão do Paraná Clube/Vale Fértil em busca do primeiro gol aumentou. E veio aos 15 minutos com Galizé, que chutou da entrada da área e contou com desvio para marcar. Mas no minuto seguinte, na desatenção do time paranista, Japonês tocou na saída de Fabiano e fez o quarto dos guarapuavanos.
No lance do gol, Gerson fez falta em Carrapicho e, como já tinha cartão amarelo, o jogador foi expulso. Nos minutos finais, a pressão do Tricolor em busca do segundo gol aumentou. O pivô Bipe e o ala Galizé, por duas vezes, chegaram com perigo, mas Brigadeiro garantiu o resultado no primeiro tempo.
Paraná melhora no segundo tempo, mas não evita a derrota
Com outra postura no segundo tempo, o Paraná Clube/Vale Fértil voltou melhor na segunda etapa. Aos dois minutos, Danilinho recebeu de Bipe e mandou com perigo. Aos quatro minutos, Danilinho fez boa jogada e serviu Curumim, que bateu no ângulo e Brigadeiro salvou. Dois minutos depois, Curumim apareceu bem novamente e, depois de tabelar com Bipe, o ala paranista mandou na rede por fora.
O Guarapuava, por sua vez, se preocupava apenas em marcar. De tanto insistir, o Tricolor Paranaense chegou ao segundo gol aos nove minutos. No chute cruzado de Bruno, Brigadeiro deu rebote no pé de Daniel, que mandou para as redes. O gol impulsionou ainda mais o Paraná, que em dois minutos, criou grandes chances com Bruno, que Brigadeiro, destaque da segunda etapa, garantiu o placar.
Em uma das únicas chances dos donos da casa no segundo tempo, Fabiano fez grande defesa no chute de Carrapicho, aos 12 minutos. Na sequência, o ala Galizé passou a atuar como goleiro-linha. Aos 17 minutos, o time paranista esteve perto do terceiro gol. Bruno recebeu pela direita, bateu cruzado e Brigadeiro fez outra grande defesa.
Nos minutos finais, o jogo ganhou ainda mais emoção. A pressão do Tricolor aumentou e, aos 19 minutos, Galizé chutou, superou Brigadeiro, mas Neto salvou na linha. Mas quando restavam 17 segundos, o goleiro guarapuavano aproveitou a saída de Galizé do gol e ampliou. Guerreiro, o Paraná Clube/Vale Fértil ainda buscou o terceiro gol faltando nove segundos. Galizé serviu o ala Danilinho, mandou para as redes, mas não evitou o revés do time paranista no interior do Estado.
Luiz Henrique Ferraz
Assessor de Imprensa
Paraná Clube/Vale Fértil