De virada e em um jogo de cinco gols, o Paraná Clube/Vale Fértil venceu o amistoso contra o Rio Branco de Paranaguá por 3 a 2 realizado na noite desta quinta-feira (14), na Sede da Kennedy. A partida serviu para dar ritmo aos jogadores paranistas, já que a Série Ouro sofreu paralisação por causa da disputa da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). Agora, o Tricolor segue a sua preparação para o jogo decisivo do dia 23, diante do Guarapuava, também em casa, na largada do segundo turno da terceira fase da Série Ouro.
Em um lance de sorte, o Rio Branco abriu o placar logo aos dois minutos. O goleiro Anderson, destaque do time parnanguara no jogo, arriscou de longe e contou com o desvio para vencer Fabiano e marcar o primeiro gol. Dois minutos depois, os visitantes chegaram ao segundo gol com Tiago, que aproveitou saída errada de bola do Tricolor para mandar para as redes: 0x2.
Depois do início surpreendente do adversário, o Paraná Clube/Vale Fértil passou a criar seguidas chances de marcar e fez do goleiro Anderson o destaque da partida. Aos cinco minutos, a bola bateu no braço de Tiago dentro da área. Pênalti que Gerson cobrou e Anderson defendeu (foto abaixo). Um minuto depois, Danilinho roubou a bola no meio e, na cara do gol, o arqueiro do Rio Branco fez outra grande defesa.
Enquanto a pressão era toda do Paraná, o time do Litoral conseguia ter posse de bola somente quando o goleiro Anderson passava a atuar mais adiantado. Insistente, o Tricolor conseguiu o primeiro gol somente aos 17 minutos. Fillipe fez boa jogada e serviu Gerson, que de primeira tocou para Danilinho marcar o primeiro. Ainda antes do final do primeiro tempo, o time paranista perdeu pelo menos duas boas chances de empatar com Fillipe.
Ofensivo na segunda etapa, o Paraná Clube/Vale Fértil, aos dois minutos, perdeu duas boas chances com Villa e Marcelinho chutando de longe. A forte marcação do adversário fazia com que o Tricolor tivesse dificuldades de criar chances claras de marcar no segundo tempo. Assim, o time paranista adiantou a sua marcação para forçar o erro do adversário.
Aos sete minutos, Bipe tocou para Gerson, que mandou no ângulo e Anderson salvou. Dois minutos depois, o Rio Branco criou boa chance no contra-ataque. Tiago saiu frente a frente com Gabriel e mandou para fora. Aos 12, o ala Galizé criou duas boas chances de empatar. Na segunda, o jogador recebeu livre dentro da área e, de cabeça, obrigou o goleiro Anderson a fazer grande intervenção.
Nos minutos finais a pressão do time do técnico Júnior aumentou e, aos 15 minutos, Daniel achou Marcelinho na área e o ala, de letra, tirou do goleiro Anderson e fez um golaço. O gol animou o Tricolor Paranaense, que chegou a virada quando restavam 38 segundos. Daniel recebeu na entrada da área e chutou no canto de Anderson para decretar a vitória na Sede da Kennedy.
Luiz Henrique Ferraz
Assessor de Imprensa
Paraná Clube/Vale Fértil