Será realizado neste sábado, dia 11, a partir das 9h, na Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel, o conselho arbitral da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, principal competição do salonismo estadual. Representantes dos 16 times que vão disputar o titulo da elite do futsal do Estado vão definir os rumos e a fórmula de disputa da competição estadual.
Na semana passada, a Federação Paranaense de Futebol deSalão (FPFS) divulgou, através do seu site oficial, quatro fórmulas propostas por alguns clubes e pela própria entidade, que serão discutidas e votadas neste sábado. O molde da competição adotado em 2011, que foi contestado por diversas equipes, foi sugerido pelo Umuarama e pelo São Lucas de Paranavaí, onde as equipes da Liga Futsal entrariam somente na segunda parte do certame.
O Marechal Cândido Rondon, um dos representantes do Estado na Liga Futsal, sugeriu a volta da fórmula de disputa de 2010, onde a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal ganhou força e se tornou uma das competições mais fortes do futsal brasileiro. Nela, todos os times jogam em um turno a primeira fase, classificando-se para a segunda fase 12 equipes distribuídas em dois grupos. Depois, as quatro melhores de cada passariam a terceira fase para serem conhecidos os semifinalistas.
Porém, além dessas duas fórmulas já bem conhecidas pelos torcedores, outras duas sugestões também estarão em pauta. A FPFS sugeriu a Série Ouro sendo disputada na primeira fase em dois turnos, classificando-se para as oitavas-de-final os 12 melhores times que se enfrentariam em cruzamento olímpico. Além dos seis classificados para as quartas-de-final, duas equipes entrariam por índice técnico. Os times que estiverem fora da disputa entre os 12 fariam uma competição paralela para ser conhecido os dois rebaixados para a Série Prata de 2013.
Por fim, a última fórmula sugerida pelos representantes de Toledo e Guarapuava é parecida com a da FPFS. Além dos jogos em dois turnos e de um calendário mais extenso, apenas dez times se classificariam para a segunda fase, formando dois grupos de cinco equipes. Em cada chave, os times se enfrentavam em dois turnos para serem conhecidos os dois melhores de cada para a disputa da semifinal. Os seis times não classificados também jogariam um torneio paralelo para que as duas piores equipes sejam rebaixadas.
O arbitral da Série Ouro,pela primeira vez na história, será transmitido ao vivo. A CATVE (http://www.catve.tv/) vai passar todos os detalhes ao vivo da reunião, que terá uma novidade de última hora. O São José dos Pinhais desistiu da disputa e a Unipa de Foz do Iguaçu foi chamada e deverá ocupar a última vaga na elite do futsal do Estado.
Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal