29 de fev. de 2012

Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal confirma jogo-treino contra o Ponta Grossa

A diretoria do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal confirmou, na tarde desta quarta-feira, dia 29, a realização de mais um jogo-treino do time paranista visando a preparação para a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que começa no dia 17 de março. O adversário do Tricolor Paranaense será o Ponta Grossa Futsal, nesta sexta-feira, às 16h30min, no Ginásio Oscar Pereira.

A exemplo do que aconteceu nos dois primeiros jogos-treinos do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal diante do Araucária e da Krona Futsal/Joinville, a partida diante do Ponta Grossa Futsal será realizada fora de casa. A partida preparatória será disputada com uniforme de treinamento e o adversário paranista é um dos recém chegados da Série Prata.

Faltando quase duas semanas para a estreia na Série Ouro do Paranaense de Futsal, o técnico Vinicius França pretende realizar pelo menos mais um jogo-treino. No último teste antes do primeiro jogo na competição estadual, a partida deverá acontecer na Sede da Kennedy, em Curitiba.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Taça Curitiba: Equipes sub-11 do Paraná perdem e vão para repescagem

A noite desta quarta-feira, 29 de fevereiro, não foi das melhores para os dois times sub-11 do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal. Pela Taça Curitiba de Futsal, as equipes da Série Ouro e da Série Prata, jogando fora de casa, foram derrotadas pelo Clube Curitibano, no primeiro jogo da temporada de 2012.

No primeiro jogo da noite, o time sub-11 da Série Prata do Tricolor Paranaense acabou perdendo para o Clube Curitibano por 4 a 3. Depois de estar perdendo por 3 a 0, o time paranista esteve muito perto de empatar o jogo, mas a reação não foi suficiente para bater os donos da casa. Os gols do Paraná foram anotados por Murilo e João Pedro duas vezes.

Um pouco depois, a equipe sub-11 da Série Ouro do Paraná, de virada, foi derrotada pelo Clube Curitibano por 6 a 3. O time paranista chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas parou na reação do adversário no segundo tempo. Os gols do Tricolor foram marcados por Luiz, Leonardo e Felipe.

Mesmo sendo derrotadas, as equipes paranistas ainda não foram eliminadas da Taça Curitiba. A competição regional é disputada em eliminatória dupla e, ambos os times vão para a repescagem buscar uma vaga na próxima fase.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

“Temos muito a evoluir até a estreia da Série Ouro”, diz Jhonatan

Camisa 10 do Tricolor espera que o time paranista, até a
estreia na Série Ouro, atinja uma boa condição de jogo
Depois de um mês de trabalhos intensos e de dois amistosos, o Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal busca atingir sua melhor forma para a estreia na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, dia 17 de março, diante da Unipa/Foz, dentro de casa. O ala Jhonatan destacou a boa condição atingida pelo time paranista durante a pré-temporada, mas afirmou que o grupo tem muito a evoluir até a estreia na competição estadual.

“A evolução do time está sendo muito boa e isso dá para perceber durante os treinamentos e nos dois jogos preparatórios que já realizamos. Conseguimos criar, marcar e desempenhar nosso papel no ataque e na defesa. O ritmo tem que ser mantido, pois até a estreia na Série Ouro temos alguns detalhes para corrigir e a evolução virá sem dúvidas”, apontou o camisa 10 do Tricolor.

“Temos um time muito rápido e aguerrido. Mas não podemos nos acomodar jamais. Temos que buscar sempre melhorar e crescer, tanto na parte defensiva, quanto na parte ofensiva. Vamos começar a disputar uma competição de alto nível e temos que estar bem preparados para fazermos uma grande campanha”, acrescentou.

Jhonatan ressaltou ainda que estrear em casa e uma seqüência de resultados positivos no início da Série Ouro serão importantes para o decorrer da competição para o Tricolor Paranaense.

“Começar com vitória na Série Ouro é fundamental. Vamos pensar passo a passo. Temos primeiro a Unipa pela frente e vamos buscar vencer logo na estreia. Conseguindo bons resultados no início, o time ficará mais confiante para a seqüência de desafios que teremos pela frente”, sentenciou o ala do Tricolor.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

28 de fev. de 2012

Elenco paranista passa por avaliações físicas visando reduzir risco de lesões

Jogadores do Tricolor seguem realizado as avaliações no
Departamento Médico. Objetivo é diminuir as lesões do elenco
Em ritmo intenso de preparação para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal estão passando por algumas avaliações no Departamento Médico. Segundo o fisioterapeuta do Tricolor Paranaense, Cid Araújo, esses testes servem para prevenir e reduzir o risco de lesões do grupo paranista durante a temporada de 2012.

“São avaliações importantes e que são realizadas por equipes de ponta do futebol e futsal brasileiro. Conseguimos evitar muitas lesões, não por traumas, pois futsal é um esporte de impacto, mas sim prevenir lesões musculares e contraturas. Mesmo que os atletas se machuquem, com essas avaliações a reabilitações e a recuperação são mais rápidas e eficazes”, explicou Araújo.

“Esses testes visam encontrar pontos vulneráveis dos jogadores que possam indicar futuras lesões dos atletas, como por exemplo, uma musculatura mais fraca, ou tudo aquilo que possa prejudicar o jogador durante a temporada. Essas avaliações são específicas para constatarmos a força muscular, a flexibilidade e outros pontos importantes da condição dos atletas”, emendou o fisioterapeuta paranista.

Cid Araújo disse ainda que, com o resultados das avaliações, o Departamento Médico e a preparação física do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal poderá constatar a necessidade de cada atleta e também o tipo de trabalho a ser aplicado com o grupo do Tricolor.

“Com o resultado das avaliações, vamos traçar o perfil do grupo em geral e constatar se há, primeiramente, necessidade de se trabalhar com todo o elenco ou em separado com alguns atletas. Caso seja necessário, trabalharemos isoladamente com cada jogador depois de avaliarmos os pontos positivos e negativos de cada um”, finalizou Araújo.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Taça Curitiba: Equipes sub-11 do Tricolor estreiam fora de casa

Os times sub-11 do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal farão, nesta quarta-feira, dia 29, seus primeiros jogos na temporada de 2012. As equipes paranistas das Séries Ouro e Prata farão jogos diante das duas equipes do Clube Curitibano, fora de casa e poderão dar um passo importante rumo à próxima fase da competição regional.

O primeiro time paranista a entrar em quadra é o time da Série Prata, denominado Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal B, que enfrenta o time B do Clube Curitibano, a partir das 19h15min. A base desta equipe é formada na sua maioria por jogadores que estão no primeiro ano da categoria sub-11.

Um pouco depois, a partir das 20h, o time da Série Ouro do Tricolor, que neste ano vai disputar também a Taça Paraná da categoria, enfrenta o time A do Clube Curitibano. Como a Taça Curitiba é disputada em eliminatória dupla, uma vitória neste jogo colocará o time paranista na próxima fase da competição.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

27 de fev. de 2012

Tricolor se reapresenta e inicia quinta semana da pré-temporada

Time paranista trabalhou em dois períodos nesta segunda-
feira e deu sequência na preparação para a Série Ouro
Depois do jogo-treino realizado em Joinville na tarde do último sábado e da folga no domingo, o elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal se reapresentou nesta segunda-feira, dia 27 e deu início a quinta semana da pré-temporada. Neste primeiro dia de movimentação, os jogadores do Tricolor Paranaense trabalharam intensamente em dois períodos, na Sede da Kennedy.

Pela manhã, os jogadores paranistas, sob o comando do preparador físico Thiago Ferreira, realizaram um atividade de força, na academia do clube, na Sede da Kennedy. De tarde, o técnico Vinicius França, depois de conversar com o elenco, deu seqüência na preparação do time para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que começa no dia 17 de março.

Neste início de pré-temporada, o treinador paranista segue contando com praticamente todos os jogadores do seu elenco. A única baixa segue sendo o goleiro Gabriel, que se recupera de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, mas que nesta segunda-feira iniciou uma atividade física leve na esteira da academia do clube.

Depois do treinamento desta segunda-feira, os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/AA Futsal terão a manhã desta terça-feira de folga. Assim, o grupo volta a trabalhar no período da tarde sob o comando do técnico Vinicius França. Ainda nesta semana, a comissão técnica pretende realizar mais um jogo-treino preparatório para a Série Ouro.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

26 de fev. de 2012

Time paranista minimiza derrota e destaca importância do jogo-treino em Joinville

Diante da forte equipe da Krona Futsal/Joinville comandada pelo técnico Ferreti, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF conheceu seu primeiro revés na temporada de 2012 no jogo-treino realizado na tarde de sábado (25), fora de casa. Mesmo com o resultado negativo, os jogadores do Tricolor Paranaense ressaltaram a importância desse jogo para a preparação da equipe antes da disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

“O time está no caminho certo. Diante da Krona Futsal, conseguimos fazer o que foi pedido, mas enfrentamos uma grande equipe. O resultado neste momento é o que menos importa e sim a experiência que tivemos diante do melhor time do futsal brasileiro. A cada treino e jogo vamos aumentar o entrosamento e, a evolução que já foi notada agora, virá ao natural até a estreia na Série Ouro”, apontou o ala Nando.

O fixo Leonardo afirmou que o time paranista conseguiu se portar bem diante de uma das mais fortes equipes do futsal brasileiro, mas alertou que alguns erros, até a estreia na competição estadual, terão que ser corrigidos.

“Apesar do resultado, conseguimos nos comportar muito bem. Claro que temos alguns erros que precisam ser corrigidos e isso vai acontecer durante os treinos até o início da Série Ouro. Gostei da evolução do time e mostra que a preparação está sendo bem feita. Alguns erros que cometemos são normais neste início de temporada. Vamos manter a nossa dedicação nos trabalhos e esperamos fazer uma grande Série Ouro”, finalizou o camisa 5 do Tricolor.

O Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF tem estreia marcada na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal para o dia 17 de março, diante da Unipa de Foz do Iguaçu, às 19h30min, na Sede da Kennedy, em Curitiba.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Técnico Vinicius França analisa prós e contras da derrota para a Krona Futsal/Joinville

Treinador paranista gostou da movimentação do time e
afirmou que o grupo está em evolução dentro da pré-temporada 
Apesar da derrota no segundo jogo-treino da temporada de 2012 para a Krona Futsal/Joinville, na tarde deste sábado, dia 25, em Santa Catarina, o técnico do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF gostou do que viu. O comandante do Tricolor Paranaense enalteceu a qualidade do adversário e a importância desta partida para a seqüência da preparação do time paranista para a disputa da Série Ouro do Paranaense de Futsal.

“Para nós esse jogo-treino foi muito bom. Enfrentamos uma equipe que dispensa comentários, com a base do time campeão da Liga Nacional do ano passado. Mesmo assim, em nenhum momento nos omitimos e deixamos de jogar de igual para igual com eles. Criamos oportunidades, marcamos, contra-atacamos. Nesse tipo de jogo que podemos ver coisas positivas e negativas para podermos trabalhar com o grupo em cima disso”, avaliou o treinador.

“O resultado nesses jogos preparatórios não tem tanta importância. A vitória que tivemos contra o Araucária, no meio de semana, não quer dizer que tudo está perfeito e essa derrota para a Krona Futsal/Joinville não significa que o trabalho está todo errado”, emendou o treinador.

Depois de quatro semanas completas de treinamentos e desses dois jogos preparatórios, Vinicius França afirmou que o time paranista está no caminho certo e em fase de evolução visando a disputa da elite do futsal do Estado.

“Em alguns momentos estamos fazendo até mais o que foi proposto. Porém, o entrosamento ainda está abaixo e esses amistosos servem justamente para isso. O resultado não importa agora e a equipe está evoluindo. Essas partidas servem para analisarmos vários fatores. Os positivos que estamos fazendo bem e tentaremos manter e os pontos negativos que temos que ajustar para a seqüência temporada”, concluiu o comandante do Tricolor.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

25 de fev. de 2012

Fora de casa, Paraná é derrotado pela Krona Futsal/Joiville em jogo-treino

O Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF conheceu, na tarde deste sábado, dia 25, sua primeira derrota na temporada de 2012. Diante do estrelado time da Krona Futsal/Joinville, o Tricolor Paranaense perdeu por 7 a 0, em jogo-treino realizado no Centreventos Cau Hensen, em Joinville.

Movimentado desde o início, o jogo apresentava boas alternativas de ataque para as duas equipes. Aos dois minutos, Ricardinho acertou a trave e quase abriu o placar para os donos da casa. A resposta do Tricolor veio dois minutos depois. Vinicius tabelou com Fillipe e Tiago fez boa defesa. Mas aos sete minutos, a Krona Futsal abriu o placar com Murilo, que aproveitou bate-rebate e mandou no canto do goleiro Rogério.

Logo em seguida, o arqueiro paranista salvou nos pés de Murilo a chance do segundo gol. Aos dez minutos, o Paraná esteve muito perto do empate. Nando chutou forte de fora da área e acertou a trave. O castigo veio um minuto depois, quando Pixote apareceu livre após troca de passes e ampliou: 2x0.

Mesmo em vantagem, a pressão do time catarinense continuou forte. Assim, aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, Serginho Paulista mandou no ângulo de Rogério e fez o terceiro. Nos cinco minutos finais, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF passou a ter mais posse de bola e a pressionar. No último minuto, Fillipe e Jhonatan obrigaram o goleiro Tiago a fazer boas defesas para evitar o primeiro gol paranista.

No segundo tempo, o técnico Vinicius França aproveitou para fazer algumas mudanças e testar alguns quartetos. Mesmo com boa posse de bola, a Krona Futsal ampliou aos 30 segundos Neto chutando de fora da área. Aos dois e aos cinco minutos, Fillipe e Bolinha criaram boas chances de marcar, mas a bola saiu por pouco. Aos nove minutos, Daniel salvou o quinto gol da Krona com uma grande defesa. Mas em seguida, Murilo completou para o gol e ampliou.

Aos 12 minutos, em dois lances seguidos, a equipe catarinense marcou com Ricardinho e Keké e encaminhou de vez a vitória. Nos minutos finais, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF exerceu uma pressão sobre o adversário parou na falta de pontaria para tentar descontar a vantagem dos donos da casa.

Ainda antes da estreia na Série Ouro, que acontece no dia 17 de março, diante da Unipa/Foz, a comissão técnica paranista deverá marcar pelo menos mais dois amistosos. A reapresentação do elenco acontece na manhã da próxima segunda-feira.

Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Nale Esportes será a fornecedora de material oficial do futsal paranista

Pelo segundo ano seguido, a Nale Esportes será a fornecedora oficial de material esportivo do futsal do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF. O acordo foi firmado no final da tarde desta sexta-feira (25) pelos representantes do Tricolor Paranaense e da empresa na Sede da Kennedy, e o contrato terá duração de dois anos.

O coordenador de esportes do Paraná Clube, Marcius Koehler, comentou a importância da renovação da parceria com a Nale Esportes e da manutenção da filosofia de trabalho na temporada de 2012.

“Estamos satisfeitos com a renovação da parceria com a Nale Esportes. No ano passado já deu certo e vamos manter a forma de trabalhar neste ano. A empresa conhece a filosofia implantada pelo nosso futsal e dispõe do que tem de melhor para os atletas e comissão técnica trabalharem nas competições de 2012”, afirmou Koehler.

O representante e proprietário da empresa Nale Esportes, Sidnei Nalevaiko, afirmou que o projeto de crescimento do futsal paranista atende as expectativas e os anseios da empresa.

“Essa renovação da parceria é muito significativo para nós. Além do Paraná ser um time de camisa e de uma grande torcida, foi apresentado um projeto sério e com grandes profissionais, inclusive com a formação da Associação dos Amigos do Futsal (AAF). Além disso, temos um vínculo forte com o clube e uma amizade muito grande com todos”, explicou Nalevaiko.

Com o acerto confirmado com a Nale Esportes, o torcedor paranista deverá esperar aproximadamente um mês para conhecer a linha completa de materiais do futsal do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF. Em março, deverá ser organizado um evento de apresentação dos uniformes e das equipes do salonismo do Tricolor.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

24 de fev. de 2012

Em Joinville, Paraná enfrenta a Krona Futsal no segundo jogo-treino de 2012

Tricolor fará segundo jogo do ano diante do estrelado
time da Krona Futsal, em Santa Catarina
Depois de vencer o Araucária por 3 a 0, fora de casa, no primeiro jogo-treino da temporada de 2012, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF fará, diante da Krona Futsal/Joinville, neste sábado (25), seu segundo teste deste ano. A partida, que serve de preparação para o Tricolor Paranaense para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, será disputada às 17h, no Centeventos Cau Hansen, em Joinville.

O técnico Vinicius França, que comandou o último treinamento tático antes do jogo-treino na tarde desta sexta-feira (24), ainda não definiu o time que iniciará o jogo. Se optar por repetir o quinteto que começou a partida contra o Araucária, o treinador mandará a quadra o goleiro Rogério, o fixo Fillipe, os alas Gé e Reiler, além do pivô Bolinha.

Por ordem médica, o único desfalque que o técnico Vinicius França terá para este jogo será o goleiro Gabriel. O arqueiro segue sob tratamento intenso no Departamento Médico se recuperando de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito.

Após o treinamento técnico e tático desta sexta-feira, o treinador do Tricolor Paranaense relacionou 12 jogadores para o duelo contra a Krona Futsal/Joinville. Assim, vão viajar para Santa Catarina os goleiros Rogério e Daniel; os fixos Fillipe e Leonardo; os alas Gé, Jhonatan, Nando, Murilo, Reiler e Vinicius; e os pivôs Bolinha e Daniel Cresto.

O jogo-treino entre Krona Futsal/Joinville e Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF deverá ser transmitido pela Rádio Clube de Joinville. O site é www.radioclubejoinville.com.br.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Jogadores paranistas apostam na evolução do time até a estreia na Série Ouro

Com os pés no chão e sem entusiasmo, os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF analisaram de forma positiva a atuação da equipe na vitória no jogo-treino diante do Araucária por 3 a 0, realizado na noite de quinta-feira (23), fora de casa. Para eles, o elenco paranista tem muito a evoluir até a estreia na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que acontece no dia 17 de março.

“A vitória foi boa mas não está aprovado 100%. Temos que melhorar muito ainda, mas o teste foi bom e demos o início no trabalho. O que foi treinado durante as primeiras semanas fluiu no jogo e daqui para frente esperamos melhorar bastante e precisamos disso para iniciarmos bem a Série Ouro”, apontou o pivô Bolinha, que fez o primeiro gol do Tricolor na temporada e diante do seu ex-clube.

“Fazer gols é sempre bom e ainda mais contra o meu ex-clube, que eu tenho muito carinho e na minha cidade. Mas agora estou defendendo o Paraná e fiquei feliz por ter feito um dos gols nesse jogo-treino. Espero daqui para frente só ajudar o time e sempre fazendo gols”, emendou.

Com o mesmo discurso, o fixo Fillipe elogiou a qualidade do elenco paranista, mas aposta ainda na evolução do Tricolor até a estreia na Série Ouro do Paranaense de Futsal.

“O time mostrou qualidade diante do Araucária e, todos os quartetos em quadra mantiveram o ritmo. Isso será importante na temporada, mas temos ainda muito a evoluir. Vamos, aos poucos, durante os treinos e jogos, crescer para chegarmos em uma ótima condição para a disputa da Série Ouro”, finalizou o camisa 9 paranista.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Técnico Vinicius França analisa primeiro jogo-treino do Tricolor em 2012

Treinador gostou da postura do time paranista, mas
afirmou que o grupo tem muito ainda a evoluir
Após quase quatro semanas de treinamentos, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF venceu, na noite desta quinta-feira (23), o primeiro jogo-treino da temporada de 2012 diante do Araucária por 3 a 0, fora de casa. Independente da vitória, o técnico Vinicius França, analisou de forma positiva a primeira movimentação do time paranista na temporada de 2012.

“O amistoso foi bom para tirar aquela questão de só treinar. Tivemos situações de jogo, inclusive com a torcida organizada do Araucária, que deu um clima a mais para esta partida. Gostei da movimentação do time, da situação de jogo e vamos analisar os pontos positivos e negativos para trabalharmos de forma mais incisiva com o grupo”, avaliou o comandante do Tricolor.

Durante todo o jogo-treino, o treinador paranista pôde observar os 16 jogadores do seu elenco e testar diversas formações já pensando na disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que começa no próximo dia 17 de março.

“O objetivo do amistoso é esse. Para testar formações, para analisarmos como os atletas se portam diante do adversário. A maioria desses jogadores são conhecidos e tivemos a chegada de outros reforços para a competição. Vamos agora ver esse jogo, trabalhar e buscar uma evolução diante do Krona/Joinville no sábado”, acrescentou França.

O técnico paranista elogiou a postura do time, que colocou em prática tudo o que foi trabalhado até agora durante a pré-temporada, mas afirmou que o grupo tem muito a evoluir. “O time tem sempre que acreditar no que o treinador passa. E assim é o perfil desse grupo. Temos muito ainda a evoluir, mas esse primeiro amistoso é o marco de uma evolução que com certeza virá”, finalizou Vinicius França.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

23 de fev. de 2012

Fora de casa, Paraná vence o Araucária em jogo-treino

Técnico Vinicius França testou toda a sua equipe na
vitória de 3 a 0 do Tricolor sobre o Araucária
O Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF abriu a temporada de 2012 com uma vitória. No Ginásio Joval de Paula Souza, em Araucária, na noite desta quinta-feira, dia 23, o Tricolor Paranaense venceu o jogo-treino contra o Araucária, por 3 a 0. A partida foi disputada em dois tempos de 25 minutos corridos e o técnico Vinicius França teve a oportunidade de ver em ação os 16 jogadores do elenco paranista durante a partida.

O primeiro tempo foi de um time só. Enquanto o Paraná, mesmo sentindo ainda a falta de ritmo, buscou envolver o adversário no ataque, o Araucária apenas se defendeu e pouco incomodou os goleiros paranistas. Antes de abrir o placar no final do primeiro tempo, o Tricolor Paranaense criou boas chances de marcar com Reiler, Jhonatan e Fillipe.

Na etapa inicial, o técnico Vinicius França testou apenas dois quartetos. Assim, o primeiro gol do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF saiu no último minuto do primeiro tempo. Em cobrança de tiro-livre, Bolinha bateu bem e colocou o time paranista em vantagem.

No segundo tempo, o Araucária ameaçou uma reação no início. Aos dois minutos, Quarenta acertou a trave do goleiro Daniel. Logo em seguida, Bolinha e Gé criaram boas oportunidades de marcar, mas mandaram para fora. Aos dez minutos, após cobrança de falta, Nando mandou na trave.

Da metade da segunda etapa em diante, o Tricolor deslanchou e definiu a vitória. Aos 16 minutos, Formiga serviu Fillipe, que na cara do gol encheu o pé e fez o segundo gol paranista. Quando restavam três minutos para o final, Jhonatan, que no lance anterior havia acertado a trave, recebeu de Fillipe e apenas deslocou o goleiro para definir a vitória do Paraná no jogo-treino.

O próximo compromisso do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF acontece neste sábado, dia 25, às 17h, diante do Krona Futsal/Joinville. A partida está marcada para o Centreventos Cau Hanses, em Santa Catarina.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Goleiros do Tricolor suam a camisa em busca da forma ideal para a disputa da Série Ouro

Cada vez mais perto da estreia na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, os goleiros do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF estão correndo contra o tempo em busca da forma ideal para a disputa da elite do futsal do Estado. Os trabalhos estão sendo intensos sob o comando do preparador de goleiros do Tricolor Paranaense, Vinicius Monteiro.

Nesta quarta semana de pré-temporada, o preparador de goleiros paranista ressaltou a evolução dos arqueiros do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF depois desse período de treinamentos físicos, técnicos e específicos.

“A evolução já pode ser notada. Os trabalhos estão bem produtivos e estamos entrando em uma fase importante da pré-temporada, com treinamentos que se aproximem da realidade do jogo. Independente de quem entrar vai dar conta do recado e o Paraná está bem servido de goleiros para a temporada de 2012”, explicou Vinicius Monteiro.

Segundo o preparador de goleiros paranista, os trabalhos que estão sendo realizados neste momento da pré-temporada com os arqueiros Rogério, Daniel e Andy, consistem em agilidade, posicionamento e lançamento com os pés e com as mãos. As atividades específicas estão acontecendo três vezes por semana.



Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

22 de fev. de 2012

Equipes de base do Tricolor já estão treinando

Além do time principal do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF, que há quatro semanas se prepara para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, as outras seis categorias do futsal paranista seguem treinando visando os desafios da temporada de 2012.

Depois das avaliações realizadas na semana passada, os times sub-13, sub-15 e sub-17 do Tricolor Paranaense iniciaram os trabalhos nesta semana com os grupos reforçados pelos atletas aprovados nos testes. Já os times sub-7, sub-9 e sub-11 já estão com os elencos fechados e treinando visando as competições de 2012.

Dos times de base do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF, a equipe sub-15 paranista será a primeira que vai ter a Taça Paraná para disputar. A competição estadual da categoria será disputada, segundo a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), nos dias 9, 10 e 11 de março.

O time feminino paranista, que terá as principais competições para disputar somente no segundo semestre, teve toda a semana de carnaval de folga. A reapresentação do time comandado pelo técnico Fernando Sfeir acontece na próxima segunda-feira, dia 27, na Sede da Kennedy.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF faz primeiro jogo-treino do ano contra o Araucária

Jogo-treino acontece nesta quinta-feira, às 20h30min,
no Ginásio Joval de Paula Souza, em Araucária
Depois de quase quatro semanas de treinamentos intensos e faltando pouco menos de um mês para a estreia na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF fará seu primeiro teste na temporada de 2012. Nesta quinta-feira, dia 23, às 20h30min, o Tricolor Paranaense enfrenta o Araucária em jogo-treino que será realizado no Ginásio Joval de Paula Souza, na Região Metropolitana.

O time paranista que deverá iniciar o jogo-treino diante do Araucária será definido somente momentos antes da partida. Durantes o período de preparação do Tricolor, o técnico Vinicius França testou diversas formações e isto deverá acontecer neste primeiro teste do Paraná na temporada de 2012.

Por outro lado, os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF destacaram a importância dos jogos-treinos até a estreia do time na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

“Espero que a equipe possa se sair bem neste primeiro jogo-treino do ano, pois a preparação está sendo feita da melhor maneira possível. Especialmente para mim será muito bom, pois não joguei muito no segundo semestre por causa das lesões, mas este ano será diferente e vou dar meu máximo para ajudar o Paraná”, apontou o pivô Daniel Cresto.

Depois de enfrentar o Araucária, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF terá seu segundo teste na temporada de 2012 neste sábado, dia 25, às 17h, diante do Krona Futsal/Joinville, no Centreventos Cau Hansen, em Santa Catarina.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

21 de fev. de 2012

Carnaval de muito trabalho no Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF

Time paranista trabalhou forte no carnaval, dando
sequência na preparação para a disputa da Série Ouro
Sem folia e muito trabalho. Assim foi esta terça-feira de carnaval para o elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF. Depois de dois dias de folga, os jogadores do Tricolor Paranaense iniciaram a quarta semana de pré-temporada visando a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que começa no dia 17 de março.

Nesta terça-feira de carnaval, o trabalho foi realizado no ginásio 2, na Sede da Kennedy e foi dividido em duas etapas. Na primeira, o preparador físico Thiago Ferreira comandou um treinamento de potência aeróbia. Depois, o técnico Vinicius França realizou uma atividade recreativa em meia quadra.

Recuperado de um estiramento no músculo anterior da coxa esquerda, o ala Murilo voltou a treinar normalmente com o restante do grupo. Assim, a única baixa segue sendo o goleiro Gabriel, que se recupera de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito.

Na quarta-feira de cinzas, o time paranista vai trabalhar em dois períodos. Pela manhã, está programada uma atividade física, na academia do clube, na Sede da Kennedy. De tarde, o técnico Vinicius França comanda mais um treinamento tático, que será realizado no Ginásio do Cancun Esportes.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

20 de fev. de 2012

Último reforço do Tricolor, ala Gé garante estar adaptado ao time paranista

Gé afirmou estar feliz por vestir a camisa paranista e também
elogiou a estrutura do Tricolor
Último reforço a desembarcar na Sede da Kennedy, o ala Gé, depois de duas semanas treinando no elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAG, garante estar se adaptando bem ao jeito de jogar do time paranista. O jogador de 21 anos também elogiou e ressaltou a qualidade, apesar de jovem, do grupo do Tricolor Paranaense.

“A minha adaptação ao time está sendo muito boa. É uma equipe jovem e eu me encaixei bem ao estilo do grupo. É um time rápido e é muito bom para mim isso. Eu vim para o grupo certo e, além da velocidade, a marcação será outro ponto forte do Paraná na Série Ouro”, apontou o ala paranista.

Gé destacou ainda a qualidade da estrutura oferecida pelo Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF, que para ele, dá totais condições para qualquer jogador desempenhar seu melhor papel durante a competição estadual.

“Era realmente meu desejo vir para o Paraná e felizmente deu certo. A estrutura dada para os jogadores é muito boa e tudo que o atleta precisa para desempenhar seu melhor é oferecido. Estou muito feliz nesse clube e a expectativa para a Série Ouro deste ano é a melhor possível”, confessou Gé.

O ala do Tricolor Paranaense se apresentou ao clube há duas semanas. Na última temporada, Gé chamou a atenção do técnico Vinicius França quando atuou pelo Palotina na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Paraná volta aos treinos nesta terça-feira de carnaval

O carnaval para o elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF promete ser de muito trabalho. Após dois dias de folga, os jogadores do Tricolor Paranaense vão se reapresentar a comissão técnica paranista na tarde desta terça-feira, dia 21, na Sede da Kennedy, para dar seqüência na preparação da equipe visando a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Nesta terça-feira de carnaval, está programado um treinamento físico, na cancha de grama sintética, na Sede da Kennedy. Na quarta-feira de cinzas, o técnico Vinicius França dará seqüência na preparação do time paranista com trabalhos táticos que serão realizados no Ginásio do Cancun Esportes, já que o ginásio do Tricolor segue passando por melhorias.

Ainda nesta semana, o treinador do Tricolor Paranaense terá a chance de ver o time pela primeira vez em ação na temporada de 2012. Na quinta-feira, dia 23, a equipe paranista enfrenta, fora de casa, o Araucária, em jogo-treino. No sábado, dia 25, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF duela contra o Krona Futsal/Joinville, em amistoso que será realizado em Santa Catarina.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

19 de fev. de 2012

Jogadores paranistas apontam prós e contras da nova fórmula da Série Ouro

A edição de 2012 da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal será disputada em dois turnos e, ao todo, as equipes terão 30 jogos para disputar na primeira fase da competição estadual. Com o novo formato de disputa, os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF apontaram os fatores positivos e negativos da elite do futsal do Estado deste ano.

“O formato de disputa adotado neste ano lhe dá a condição de crescer durante a competição. Em caso de algum tropeço, principalmente fora de casa, teremos condições de nos recuperarmos dentro de casa. Além disso, no primeiro turno, vamos conhecer melhor as equipes e saber, no segundo turno, a forma como elas atuam. Estamos nos preparando da melhor maneira possível e acreditamos que a classificação virá de uma boa forma”, apontou o ala Murilo.

Para o goleiro Rogério, a nova fórmula da Série Ouro deste ano será mais desgastante, principalmente para o time paranista, que será o que mais vai viajar durante a temporada. Para fazer uma grande campanha, o arqueiro do Tricolor aposta na boa preparação física e psicológica da equipe para enfrentar os desafios em 2012.

“A fórmula deste ano será mais desgastante, com mais jogos para disputar, ainda mais que somos o time que mais vai viajar. Mas temos que estar bem preparados fisicamente e psicologicamente para superar as dificuldades e buscar a nossa classificação. Não temos que pensar em tropeço nunca, mas se acontecer, o campeonato deste ano nos permitirá a recuperação dentro da própria competição”, ponderou o camisa 18 do Tricolor, que destacou ainda a importância do fator casa na Série Ouro deste ano.

“Os jogos em casa serão fundamentais para conseguirmos a nossa classificação. A torcida do Paraná é fanática, sempre nos deu força e nunca nos deixou na mão até agora. O grupo deste ano é novo e o apoio do torcedor será essencial para buscarmos grandes resultados”, finalizou Rogério.

Ao final dos 30 jogos da primeira fase da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, classificam-se para a próxima etapa da competição estadual os 12 melhores times classificados. Os dois últimos estarão rebaixados para a Série Prata de 2013.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

18 de fev. de 2012

Vinicius França ressalta importância dos amistosos na pré-temporada

Treinador paranista afirmou que jogos servirão para
dar mais ritmo ao elenco paranista antes da estreia 
Depois de três semanas de trabalhos intensos, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF tem seus primeiros compromissos na temporada de 2012 marcados para a semana que vem. Estão marcados amistosos contra o Araucária, na quinta-feira (23) e, no sábado (25), diante do Krona Futsal/Joinville, ambos fora de casa.

Comandante do Tricolor Paranaense, o técnico Vinicius França comentou a importância desses jogos como parte da preparação do time paranista para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que começa no dia 17 de março.

“Depois de três semanas de trabalhos produtivos, é sempre bom fazer esses amistosos para chegarmos mais próximos da realidade. Os dois jogos são de suma importância nesse período. Tanto o Araucária, quanto o Krona, que é um adversário renomado, com jogadores de Seleção Brasileira e tem no comando o Ferreti, que é um dos melhores técnicos do Brasil, são equipes que vamos enfrentar e darão grande contribuição para a seqüência do nosso trabalho”, explicou o treinador do Tricolor.

Vinicius França comentou ainda que essas duas partidas servirão para dar mais ritmo de jogo e para o time paranista colocar em prática o que foi treinado nessas três primeiras semanas da pré-temporada de 2012.

“Esses jogos servirão para dar mais ritmo ao time. A falta de ritmo de jogo é normal e vamos fazer esses jogos justamente para isso. Além disso, vamos procurar colocar em prática o que trabalhamos nesses três semanas e fazer o melhor possível. Além dessas partidas, vamos procurar fazer mais de dois a três jogos antes da estreia na Série Ouro”, concluiu o técnico paranista.

A estreia do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal acontece no dia 17 de março, às 19h30min, na Sede da Kennedy, em Curitiba, diante da Unipa de Foz do Iguaçu.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Trabalho coletivo encerra terceira semana da pré-temporada paranista

Técnico Vinicius França segue testando formações
visando a Série Ouro, que começa no dia 17 de março
O sábado de carnaval foi de muito trabalho para os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF. Um treinamento coletivo, realizado no Ginásio do Cancun Esportes, encerrou a terceira semana da pré-temporada do time paranista, que se prepara sob ritmo intenso para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Na terceira semana de treinamentos e com a estreia na competição estadual se aproximando, o técnico Vinicius França, durante todo o trabalho coletivo, que teve duração de quase duas horas, aproveitou para testar algumas formações e mesclar bastante os quartetos.

Na próxima semana, o comandante paranista poderá ver pela primeira vez o time em ação na temporada. Na quinta-feira, dia 23, o Tricolor encara o Araucária, fora de casa, em amistoso. Dois dias depois, no sábado, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF terá pela frente o Krona Futsal/Joinville, em amistoso que será disputado em Santa Catarina.

Não participaram do treinamento coletivo o goleiro Gabriel, que ficou sob tratamento de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito e o ala Murilo, com um estiramento no músculo anterior da coxa esquerda. Por outro lado, o goleiro Daniel, recuperado de uma tendinite patelar do joelho direito, voltou aos trabalhos com o restante do grupo.

Depois dessas três semanas de trabalhos físicos e técnicos intensos, o elenco do Tricolor Paranaense terá dois dias de folga, que segundo a comissão técnica, servirá para o período de super-compensação da parte física, visando preservar a parte física dos jogadores paranistas.

Assim, a reapresentação do elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF está marcada para a tarde de terça-feira de carnaval, na Sede da Kennedy. Está programado um treinamento físico, sob o comando do preparador Thiago Ferreira.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

17 de fev. de 2012

Paraná seleciona novos atletas para as categorias de base

Depois de uma semana de avaliações para selecionar novos talentos, as equipes sub-13, sub-15 e sub-17 do Paraná Clube/Vale Vértil/Dom Bosco/AAF contará com novos reforços para os desafios que as respectivas equipes terão pela frente na temporada de 2012.

Estes novos jogadores dos times paranistas vão participar da segunda etapa das avaliações, que consiste em um período de adaptação com o restante do grupo das equipes do Tricolor. Se os treinadores aprovarem os jogadores nesta fase, os mesmos farão parte oficialmente dos respectivos times do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF.

Os times sub-17 e sub-20 feminino, em decorrência da greve dos ônibus em Curitiba durante esta semana, contará com mais um dia de avaliações após o feriado de carnaval. Confira abaixo os jogadores aprovados para as equipes sub-13, sub-15 e sub-17 do Tricolor Paranaense:

Sub-13: 


Luiz Eduardo
Moisés Rogoski
Ricardo Júnior


Sub-15: 


Gabriel Bondaruk
Matheus de Souza Figueiredo da Silva
Gustavo de Oliveira
Caurecy José
Gianluca Gonçalves Barros
Pedro Augusto Silva
Eduardo Kowaski 


Sub-17: 


Wagner Belo de Lima
Wellington Gomes de Sá
Jacques Geovani Júnior
João Paulo Pinto
Diego Rodigues Michelsen
Bruno Fagundes da Silva
Luis Fernando da Silva
Igor Barreto da Silva
Valdecir Sarat


(Os atletas do time sub-17 aprovados nas avaliações deverão se apresentar na quinta-feira, dia 23, às 19h30min, na Sede da Kennedy) 


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Feminino: Time paranista trabalha forte antes da folga no carnaval

Elenco paranista suou a camisa no trabalho físico, que
encerrou a terceira semana da pré-temporada do Tricolor
O time feminino do Paraná Clube/Dom Bosco/AAF encerrou, na manhã desta sexta-feira, dia 17, a terceira semana da pré-temporada visando os desafios que terá em 2012. Sob um forte calor, o elenco do Tricolor Paranaense realizou uma atividade física, na cancha de areia, na Sede da Kennedy.

O trabalho, que teve duração de pouco mais de uma hora, foi comandou pelo técnico Fernando Sfeir e marcou a última movimentação do time paranista nesta semana. Após o treinamento, todas as jogadoras foram liberadas e terão uma semana de folga. Isso porque as principais competições que a equipe vai disputar vão acontecer no segundo semestre.

A diretoria e a comissão técnica paranista ainda estudam a possibilidade da participação na Taça Curitiba de Futsal, que deverá começar no início de março. Se isso não acontecer, a primeira competição que o Paraná Clube/Dom Bosco/AAF terá pela frente em 2012 será o Campeonato Metropolitano, a partir de abril.

Nos próximos dias, pelo menos três amistosos preparatórios deverão ser confirmados pela comissão técnica do Tricolor Paranaense. Há ainda a possibilidade do Paraná participar da Liga Nacional Feminina, que também começa no segundo semestre.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF e Krona Futsal/Joinville vão se enfrentar em amistoso

A exemplo do que aconteceu no início das últimas temporadas, Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF e Krona Futsal/Joinville, duas importantes equipes do futsal do sul do Brasil, vão se enfrentar em amistoso. A partida preparatória acontece no próximo sábado, dia 25, às 17h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.

Enquanto o Tricolor Paranaense se prepara disputar a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, o representante de Santa Catarina terá pela frente, na semana seguinte do amistoso, a Superliga Nacional, que será disputada em Joinville, além da Liga Futsal e do Campeonato Catarinense.

O Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF terá pela frente nada menos do que jogadores com passagens pela Seleção Brasileira, como goleiro Tiago, os fixos Murilo, Neto e o ala Valdin, entre outros, além do comando do técnico Fernando Ferreti.

Paraná e Joinville nunca se enfrentaram em jogos oficiais. Pelo bom relacionamento e pela curta distância entre as duas cidades, as cinco partidas realizadas entre as duas equipes foram todas amistosas. Destas, foram duas vitórias do Krona Futsal/Joinville, dois empates e uma vitória do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF.

Confirmado jogo –treino contra o Araucária 

Antes de enfrentar o Krona Futsal/Joinville, o time comandado pelo técnico Vinicius França fará seu primeiro teste no ano na quinta-feira, dia 23, às 20h30min, diante do Araucária, no Ginásio Joval de Paula Souza, na Região Metropolitana de Curitiba. O jogo-treino vai acontecer com portões fechados e serão utilizados uniformes de treino.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

16 de fev. de 2012

Time paranista faz primeiro trabalho tático no Ginásio do Cancun Esportes

Técnico Vinicius França comandou trabalho tático no
Ginásio do Cancun Esportes
O Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF adotou, desta quinta-feira, dia 16, até o final da semana que vem, o Cancun Esportes com a sua casa na seqüência da preparação do time para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Com as melhorias que o ginásio da Sede da Kennedy está recebendo, o Tricolor Paranaense realizou na tarde de hoje o primeiro treinamento fora da sua casa.

Depois da folga no período da manhã, o elenco paranista se reapresentou no período da tarde, no Ginásio do Cancun Esportes. Durante quase uma hora e meia, o técnico Vinicius França comandou mais um trabalho tático e deu seqüência na preparação do Tricolor para a disputa da elite do futsal do Estado.

O treinamento desta quinta-feira teve três baixas. Além do goleiro Gabriel, que segue se recuperando de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, não participaram da atividade o goleiro Daniel, que está em fase final de recuperação de uma tendinite no joelho e o ala Murilo, que se recupera de um estiramento no músculo anterior da coxa esquerda e voltará a treinar na terça-feira.

A reapresentação do time paranista acontece nesta sexta-feira, dia 17. Pela manhã, o elenco do Paraná fará um trabalho na academia do clube, na Sede da Kennedy. No período da tarde, Vinicius França vai comandar mais um treinamento técnico e tático no Ginásio do Cancun Esportes.

A expectativa é de que o Ginásio principal da Sede da Kennedy esteja pronto para ser utilizado pelo time paranista na segunda-feira, dia 27 de fevereiro. As melhorias consistem na reforma e pintura da quadra, na proteção da área de escape (laterais), além de reformas nos vestiários.

Nesta sexta-feira, dia 17, a comissão técnica e diretoria do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF deverá confirmar a realização de pelo menos dois amistosos preparatórios para a próxima semana. Devido as melhorias no ginásio da Sede da Kennedy, os jogos deverão ocorrer fora de casa.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

15 de fev. de 2012

Paraná faz último treino antes das melhorias no ginásio da Sede da Kennedy

Técnico Vinicius França segue preparando o time paranista
para a disputa da Série Ouro do Paranaense de Futsal
O elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 15, a última movimentação no ginásio principal da Sede da Kennedy, que receberá, a partir da semana que vem, melhorias para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal e das outras competições que todas as categorias do Tricolor Paranaense terão na temporada de 2012.

Nesta quarta-feira pela manhã, o treinamento foi dividido em duas partes. Na primeira, o preparador físico paranista, Thiago Ferreira, comandou um trabalho físico intervalado. Depois, o técnico Vinicius França realizou mais uma atividade tática e deu seqüência na preparação do time para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Depois do trabalho, o elenco do Tricolor Paranaense foi liberado e teve o período da tarde de folga. A reapresentação do time paranista acontece às 16h30min desta quinta-feira, dia 16, no Ginásio do Cancun Esportes. Este será o local dos trabalhos táticos da equipe até o ginásio da Sede da Kennedy estar pronto.

As melhorias que o ginásio da Sede da Kennedy vai receber consistem na reforma e pintura da quadra, na proteção da área de escape (laterais), além de reformas nos vestiários. A partir do dia 27 de fevereiro, o elenco do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF poderá voltar a treinar na sua quadra onde vai mandar os jogos da Série Ouro de 2012.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Pé na estrada! Paraná será o time que mais vai viajar na Série Ouro 2012

Único representante da região Leste do Estado na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal de 2012, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF terá que superar outra dificuldade além dos seus concorrentes nas partidas fora de casa: a distância que terá que percorrer nos jogos longe de Curitiba na competição estadual.

Neste ano, o Tricolor Paranaense, longe de tudo e de todos, será o time que mais vai viajar na primeira fase da Série Ouro. Ao todo, com jogos em todas as regiões do Estado, o time paranista percorrerá nada menos do que 14024 quilômetros nas 15 partidas que terá para fazer na primeira parte da elite do futsal do Estado.

No primeiro turno, quando terá sete partidas longe de Curitiba, o time comandado pelo técnico Vinicius França percorrerá 6680 quilômetros. Os destinos do Paraná serão as cidades de Umuarama, Guarapuava, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Palotina, Toledo e Pato Branco.

Mas será no segundo turno que o Tricolor Paranaense vai colocar o pé na estrada para valer. Serão oito partidas fora de casa e o total de 7344 quilômetros percorridos nos desafios que vão acontecer nas cidades de Cascavel, Paranavaí, Quedas do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Corbélia.

Confira a distância detalhada que o Tricolor vai percorrer na primeira fase da Série Ouro de 2012:


Umuarama – 570 km (1° turno)
Cascavel – 494 km (2° turno)
Paranavaí – 498 km (2° turno)
Guarapuava – 257 km (1° turno)
Francisco Beltrão – 491 km (1° turno)
Quedas Futsal – 418 km (2° turno)
Marechal Cândido Rondon – 575 km (2° turno)
Campo Mourão – 455 km (1° turno)
Palotina – 593 km (1° turno)
Maringá – 425 km (2° turno)
Toledo – 536 km (1° turno)
Ponta Grossa – 115 km (2° turno)
Pato Branco – 438 km (1° turno)
Foz do Iguaçu – 636 km (2° turno)
Corbélia – 511 km (2° turno)


Distância total a ser percorrida (ida e volta): 14024 km


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal
Imagem: Clique Esporte

14 de fev. de 2012

Tricolor será o único representante da região leste do Estado na Série Ouro 2012

A exemplo dos outros anos, a região Oeste do Paraná será a que terá mais representantes na edição de 2012 da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Com a desistência do São José dos Pinhais da competição estadual deste ano, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF será o único representante da região leste do estado na elite do futsal do Estado.

Nada menos do que seis equipes que vão disputar a Série Ouro estão localizadas na região Oeste do Paraná. Além do atual tetracampeão Cascavel, os outros representantes desta região do Estado são Marechal Cândido Rondon, Corbélia, Palotina, Toledo e Unipa de Foz do Iguaçu.

Depois, a região do estado que aparece com mais representantes é a Sudoeste, com três equipes. Estão confirmados na Série Ouro o Marreco Futsal de Francisco Beltrão, o Quedas Futsal e o Pato Branco, atual campeão da Série Prata. Na região central do Estado, os representantes são Guarapuava e Ponta Grossa.

Outros dois dos 16 times da Série Ouro vêm da região Sudoeste do Estado: Umuarama e São Lucas de Paranavaí. O Norte do Estado terá o Maringá, que vai disputar também a Liga Nacional, como seu único representante. O Centro-oeste do Paraná também terá um time na disputa da Série Ouro. O Campo Mourão será o representante desta região do Estado na elite do futsal do Estado.

Por fim, dezesseis equipes estarão representando ao todo sete regiões do Estado do Paraná em busca de um único objetivo: conquistar o Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro, principal competição do salonismo paranaense e um dos melhores campeonatos estaduais do Brasil.

Mapa da Série Ouro 2012: 


Região Oeste: Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Toledo, Corbélia e Unipa/Foz do Iguaçu;
Região Sudoeste: Marreco/Franciso Beltrão, Pato Branco e Quedas do Iguaçu;
Região Central: Guarapuava e Ponta Grossa;
Região Noroeste: Umuarama e São Lucas/Paranavaí;
Região Leste: Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF;
Região Norte: Maringá;
Região Centro-oeste: Campo Mourão


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Grupo paranista segue em fase de adaptação na pré-temporada visando a Série Ouro

Na terceira semana de pré-temporada, os jogadores do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF seguem em fase de adaptação aos trabalhos físicos e táticos visando a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. O grupo paranista, que foi um dos primeiros a iniciar os treinamentos neste ano, espera estar em boas condições para a estreia na competição estadual, dia 17 de março, diante da Unipa/Foz, na Sede da Kennedy.

“A adaptação aos trabalhos e ao grupo está sendo o melhor possível. O grupo é unido e o entrosamento está acontecendo da melhor maneira. Nosso elenco tem uma preparação física boa e a evolução, tanto nesta parte, quanto nos trabalhos com bola, já pode ser notada e esperamos estar em boas condições para a estreia”, avaliou o pivô Bolinha, que foi um dos reforços do Paraná para a disputa da Série Ouro.

No Tricolor Paranaense desde a categoria sub-11, o ala Vinícius, que esteve afastado das quadras em 2011, comentou das dificuldades na readaptação aos trabalhos, mas garante que a evolução virá até a estreia do time paranista na Série Ouro do Paranaense de Futsal.

“No começo, essa readaptação aos trabalhos é mais difícil. Eu sinto ainda que posso dar mais e vou procurar fazer o meu melhor para ajudar o Paraná. Essas dificuldades poderão ser supridas com o entrosamento da equipe, onde muitos jogadores jogam juntos há anos e isso facilita na criação, na marcação e temos noção do que o teu companheiro vai fazer”, acrescentou o ala, que afirmou estar realizando um sonho em poder defender o Paraná na elite do futsal do Estado.

“Sinceramente é um sonho que está sendo realizado. Ser um jogador profissional de futsal, onde muitos tentam e poucos conseguem, é uma realização para mim. Vou valorizar essa oportunidade e dar meu máximo para ajudar o Paraná neste ano”, concluiu Vinicius.

A comissão técnica do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF, para complementar a preparação do time paranista, deverá confirmar nesta semana a realização de alguns amistosos.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

13 de fev. de 2012

Após domingo de folga, Tricolor se reapresenta e inicia terceira semana da pré-temporada

No período da tarde, técnico Vinicius França comandou
trabalho tático na Sede da Kennedy
O Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF segue trabalhando sob ritmo intenso na pré-temporada visando a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Depois do domingo de folga, todo o elenco paranista se reapresentou nesta segunda-feira, dia 13, dando início a terceira semana de preparação da equipe para o início da elite do futsal do Estado, que começa no dia 17 de março.

Pela manhã, a atividade aconteceu sob o comando do preparador físico Thiago Ferreira, na academia do clube, na Sede da Kennedy. De tarde, no ginásio principal, o técnico Vinicius França comandou a primeira atividade tática com o time paranista nesta terceira semana da pré-temporada.

Neste trabalho, o fixo Leonardo, com dores musculares, foi poupado da parte final da movimentação. Além dele, o goleiro Gabriel segue sob tratamento no Departamento Médico se recuperando de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito.

Nesta terça-feira, os jogadores estarão de folga pela manhã, voltando aos treinos no período da tarde, a partir das 16h30min. Ainda nesta semana, a comissão técnica do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom  Bosco/AAF deverá confirmar a realização dos primeiros amistosos preparatórios da equipe.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Série Ouro de 2012 será uma das mais equilibradas e extensas da história

"Além da Série Ouro, teremos pelo menos mais quatro
competições para disputar em 2012"
A fórmula de disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, aprovada no último sábado, no conselho arbitral realizado em Cascavel, terá como principal novidade a disputa da primeira fase em dois turnos, totalizando a realização de 30 partidas. Assim, sendo a fase classificatória a mais extensa da história da competição estadual, os 12 melhores classificados que vão avançar para a próxima etapa serão conhecidos somente no dia 06 de outubro.

Comandante do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF, Vinicius França ressaltou que o molde da Série Ouro de 2012 vai exigir uma condição física mais apurada do elenco paranista.

“Fora a Série Ouro, em 2012, teremos pelo menos mais quatro competições para disputar. Isso vai exigir um cuidado maior na parte física pelos diversos jogos que iremos disputar na temporada”, explicou o treinador do Tricolor.

Mesmo o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF preferindo a fórmula de disputa adotada na Série Ouro de 2010, o treinador paranista apontou algumas virtudes nos moldes escolhidos para a competição estadual de 2012.

“Por ser um campeonato mais longo, temos a possibilidade de evoluir e ter mais consistência durante a competição. Poderemos ainda reforçar a equipe no decorrer do campeonato de acordo com a necessidade. Apesar de ser um campeonato desgastante, teremos condições de ajustar o grupo no decorrer da competição”, concluiu Vinicius França.

Depois de definidos os 12 classificados, serão realizados playoffs e, além dos seis classificados, as outras duas equipes que vão avançar para as quartas-de-final serão definidas por índice técnico apenas da segunda fase. Somente a partir das quartas-de-final a decisão da vaga poderá ser realizada no terceiro jogo.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa

AA Futsal

Time feminino volta aos treinos e começam seleção para novos talentos

O primeiro dia da semana de treinamentos do Paraná Clube/Dom Bosco/AAF teve algumas novidades. Junto com a equipe, treinaram, no final da manhã desta segunda-feira, dia 13, algumas meninas com idade sub-20 que se inscreveram para a seleção de novos talentos no futsal do Tricolor Paranaense.

Os trabalhos neste primeiro dia da semana paranista foram divididos em duas partes. Enquanto uma parte da equipe realizava avaliações físicas, no ginásio 2, outra parte participava do treinamento tático comandado pelo técnico Fernando Sfeir, incluindo as jogadoras que estavam participando dos testes.

Após o treinamento, todo o elenco do Paraná Clube/Dom Bosco/AAF foi liberado e estará de folga nesta terça-feira. A reapresentação das jogadoras paranistas ao técnico Fernando Sfeir está marcada para quarta-feira, dia 15, a partir das 11h45min, na Sede da Kennedy.

As principais competições que o Tricolor Paranaense vai disputar em 2012 vão acontecer no segundo semestre. Por isso, a diretoria busca algumas soluções para movimentar e preparar o time paranista. Além de amistosos, estuda-se a possibilidade da equipe disputar a Taça Curitiba de Futsal.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

12 de fev. de 2012

“Vou agarrar essa oportunidade com unhas e dentes”, promete Nando

Um dos reforços contratados pelo Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF para a disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, o ala Nando terá, vestindo a camisa azul, vermelha e branca, a chance de ajudar o Tricolor Paranaense na elite do futsal do Estado. Assim, o jogador de 19 anos promete agarrar essa chance e dar muitas alegrias a torcida paranista.

“É a primeira vez que estou tendo essa chance de realmente jogar na Série Ouro e estou encarando isso com muita seriedade. Senti um desconforto durante a semana, mas felizmente voltei a treinar normalmente. Agradeço a oportunidade que estou tendo e vou agarrar essa chance que estou tendo no Paraná Clube com unhas e dentes”, prometeu o ala.

Mesmo sendo um dos novos contratados, Nando, que veio para o Tricolor por empréstimo na metade do ano passado para a disputa da Taça Brasil Sub-20, afirmou estar bem adaptado ao time e ao estilo de trabalho do técnico Vinicius França.

“Minha adaptação está sendo muito boa. O time está evoluindo gradativamente, mesmo sendo muito jovem, já mostrou sua qualidade. No ano passado já trabalhei com o Vinicius (França – técnico) e espero fazer uma grande temporada e, junto com meus companheiros, conseguir bons resultados para o Paraná”, acrescentou o camisa 7 paranista.

Na disputa da Taça Brasil Sub-20 do ano passado, realizada em Juazeiro, na Bahia, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF conquistou o vice-campeonato e garantiu a vaga na divisão especial da competição nacional. Na oportunidade, Nando foi o vice-artilheiro do Tricolor com três gols marcados.


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Programação semanal de treinos

Confira abaixo a programação de treinamentos da terceira semana da pré-temporada do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF.

Segunda-feira (13/02): Treino físico – 9h/ Treino tático – 16h30min
Terça-feira (14/02): Treino tático – 16h30min
Quarta-feira (15/02): Treino físico – 10h/ Treino tático – 16h30min
Quinta-feira (16/02): Treino tático – 16h30min
Sexta-feira (17/02): Musculação – 9h/ Treino tático – 16h30min
Sábado (18/02): Treino tático – 8h
Domingo (19/02): Folga


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

Paraná conhece tabela da Série Ouro do Paranaense de Futsal 2012

Tricolor estreia na Série Ouro dia 17 de março, na Sede
da Kennedy, diante da Unipa/Foz do Iguaçu
O conselho arbitral realizado na manhã de sábado (11), em Cascavel, definiu a nova fórmula de disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, que será realizada na temporada de 2012 em dois turnos. Assim, segundo documento entregue pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), as 16 equipes conheceram a seqüência de jogos na competição estadual.

A entidade máxima do futsal paranaense deverá oficializar a tabela com as datas na próxima semana. De certo é a estreia do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF no dia 17 de março, na Sede da Kennedy, em Curitiba, diante da Unipa de Foz do Iguaçu. Depois, o Tricolor encara o Palotina fora de casa e volta atuar na capital diante do Maringá. (Veja a seqüência completa abaixo)

No primeiro turno da elite do futsal do Estado, o Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF fará oito partidas na Sede da Kennedy, em Curitiba, e sete no interior do Estado. No segundo turno, o Tricolor Paranaense fará sete partidas nos seus domínios e oito na casa dos seus concorrentes.

Veja a seqüência de jogos do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF na Série Ouro 2012: 


1º TURNO

1ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Unipa/Foz do Iguaçu
2ª rodada – Palotina x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
3ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Maringá
4ª rodada – Pato Branco x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
5ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Marechal Cândido Rondon
6ª rodada – Marreco Futsal x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
7ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x São Lucas/Paranavaí
8ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Quedas Futsal
9ª rodada – Umuarama x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
10ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Cascavel
11ª rodada – Guarapuava x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
12ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Corbélia
13ª rodada – Campo Mourão x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
14ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Ponta Grossa
15ª rodada – Toledo x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF

2º TURNO

1ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Umuarama
2ª rodada – Quedas Futsal x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
3ª rodada – São Lucas/Paranavaí x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
4ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Marreco Futsal
5ª rodada – Marechal Cândido Rondon x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
6ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Pato Branco
7ª rodada – Maringá x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
8ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Palotina
9ª rodada – Unipa/Foz do Iguaçu x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
10ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Toledo
11ª rodada – Ponta Grossa x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
12ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Campo Mourão
13ª rodada – Corbélia x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF
14ª rodada - Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF x Guarapuava
15ª rodada – Cascavel x Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal

11 de fev. de 2012

Arbitral em Cascavel define a fórmula da Série Ouro de 2012

A Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal de 2012 terá uma nova fórmula. Os representantes das 16 equipes que vão disputar a competição estadual se reuniram no conselho arbitral realizado na manhã deste sábado, dia 11, em Cascavel e votaram a favor da fórmula apresentada pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) com alguns ajustes em relação ao molde original apresentado pela entidade.

Assim, na primeira fase da Série Ouro do Paranaense de Futsal, as 16 equipes se enfrentam em dois turnos, classificando-se para a segunda fase os 12 melhores colocados. Depois, esses 12 times se enfrentam em cruzamento olímpico. Além dos seis classificados, outras duas agremiações serão classificadas por índice técnico para as quartas-de-final. Os dois últimos estarão rebaixados para a Série Prata.

A partir das quartas-de-final da Série Ouro, as partidas serão disputadas, de acordo com a necessidade, em três jogos. Depois, sairão os quatro melhores times para as semifinais e, consequentemente para a decisão da competição estadual.

De acordo com o ranking da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), a estreia do Paraná Clube/Vale Fértil/Dom Bosco/AAF na principal competição do salonismo estadual acontece no dia 17 de março, na Sede da Kennedy, diante da Unipa de Foz do Iguaçu. Ainda neste final de semana a entidade estará disponibilizando o restante da sequência de jogos do Tricolor na Série Ouro.

Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
AA Futsal