11 de fev. de 2011

Raio X - O Futsal que corre nas veias de Vinícius, novo pivô do Paraná

Pode-se dizer que o pivô Vinícius, novo contratado do Paraná Clube/Vale Fértil para a temporada de 2011, nasceu com a bola de futsal nos pés. Praticante da modalidade desde os primeiros anos da sua vida, o jogador, natural de São Caetano do Sul (SP), sempre foi destaque por onde passou, desde a categoria sub-07, até os dias de hoje.

Seu primeiro clube foi o time da empresa do seu pai, que disputava apenas o Campeonato Municipal do ABC Paulista. Logo no seu primeiro ano, o jogador chamou a atenção do Mercedes, clube de São Bernardo e que disputava os campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol de Salão. Foram quatro anos na sua nova equipe e, antes de receber seu primeiro salário, aos 17 anos, Vinícius passou pelas categorias de base do Suvinil/São Bernardo e GM/São Caetano do Sul.

Aos 17 anos, o pivô tornou-se atleta profissional de futsal pelo Banespa. Antes disso, Vinícius ainda tentou conciliar, durante cinco anos, os gramados e as quadras, mas optou pelo esporte da bola pesada. O jogador contou que sempre teve o apoio da família durante toda a sua carreira.

“Sempre tive o apoio incondicional dos meus pais. Quando atuava no futsal brasileiro, meu pai fazia de tudo para me acompanhar. Quando fui atuar em Portugal em 2007, ele chegou a ficar doente por não poder acompanhar meus jogos, somente pelas rádios e pela internet”, lembrou o pivô paranista.

Depois de passar pelo Banespa, Barueri, Minas, Itajaí, Macaé, Soledade e Assoeva, Vinícius partiu, no ano de 2007, para o desafio de jogar pela primeira vez no exterior. A sua ida para o futsal português foi uma nova oportunidade na sua carreira. O pivô contou que não teve grandes dificuldades para se adaptar ao futsal e aos costumes de Portugal.

“A língua e os costumes são parecidos com os do Brasil. Fiz muitos amigos brasileiros, fora do mundo do futsal, que moram lá e isso também me ajudou bastante. Em relação ao futsal, aqui é mais dinâmico e mais rápido e lá é mais cadenciado e o padrão de jogo é mantido do início ao fim da temporada. No Brasil, o padrão tático sempre vai mudando, geralmente de acordo com as características dos adversários”, explicou o novo pivô do Paraná Clube/Vale Fértil.

DOIS TOQUES

Nome Completo: Vinícius Araújo dos Santos
Apelido: Vinícius
Posição: Pivô/ala
Data de Nascimento: 24/03/1985
Local de Nascimento: São Caetano do Sul (SP)
Peso: 78 kg  
Altura: 1,78m
Clubes que atuou: Banespa (SP), Barueri (SP), Minas (MG), Itajaí (SC), Macaé (RJ). Assoeva (RS), UTAD (PT), Belenenses (PT), Fundação Jorge Antunes (PT) e Chaves Futsal (PT)
Time de infância: Corinthians
Comida preferida: Arroz e feijão
Estilo de música: Samba e pagode
Filme: Comédia
Cor: Azul
Hobby: Jogar bola


Luiz Henrique Ferraz
Assessoria de Imprensa
Paraná Clube/Vale Fértil
imprensafutsal@paranaclube.com.br